Os mistérios de um brigadeiro

agosto 31, 2015

Alguns vão pensar WTF? Mas sim, o brigadeiro (ou negrinho, como chamam em outras regiões) tem lá seus mistérios. E eu que sou loucamente apaixonada por brigadeiro, faço em todas sociais com os amigos, festinhas que têm que levar pratos... E enfim. Existem pessoas nessa vida que não sabem fazer brigadeiro! Má cê tá de sacanagem com minha cara? É só ler a receita. Ou só misturar tudo. Pior que não. Muuuuuuitos conhecidos já me pararam, pra perguntar como que faço. Não tô dizendo que é o melhor do mundo, mas é muito gostoso siiiim. haha
Mas se tem uma coisa que você percebe, é que cada um faz de um jeito totalmente diferente. 

Muitas pessoas reclamam que fica um brigadeiro muito mole, ou muito claro, ou com muitas pelotas. Mas calma, eu que faço a muitos anos brigadeiro de panela, já descobri muitas técnicas. Até porquê, é fazendo caganças que a gente aprende a cozinhar. Então, vem ver!



Receita comum:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de chocolate em pó

Pois bem. A questão é que, não precisa de medidas certas (Não para um brigadeiro de panela, que é pra simplesmente comer com os amigos ou só. Apenas para festas que precisam de medidas). O modo Selly de fazer é totalmente: Dane-se, joga tudo ae na panela. Dá sim para saber como você quer, apenas olhando a mistura. E é colocando os ingredientes aos poucos que você controla como quer. Mas calma, que tem lá seus toques finais.


Preparo comum:
Misture todos os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo, sempre mexendo, até desgrudar do fundo. Quando esfriar, se preferir, jogue granulado.

Aí que vem os detalhes que muitos ignoram ou acrescentam coisas. Muitas pessoas enchem a panela de manteiga, o que é meio desnecessário, pois é usada apenas para não grudar na panela (Assim como tem gente que nem usa). Alguns colocam os ingredientes todos antes de ligar ao fogo, outros, colocam aos poucos. Que é o que particularmente prefiro. Se está muito escuro, coloque mais leite. Se está muito claro, coloque mais achocolatado. Se tiver pouco, coloque outra lata de leite condensado. E assim vai...

Usar creme de leite: É uma opção se você não quer que fique doce demais. Ele dá uma pequena quebrada no sabor e rende um pouco mais.

Usar um pouco de leite: O leite só fará o brigadeiro render mais e você ficará um tempo a mais mexendo. Quanto mais leite maior a quantidade e mais tempo misturando. Claro que você não vai colocar uma caixa de leite inteira, mas uns dois copos (no máaaximo) rende bem mais e não muda o sabor. E claro que ao ferver o leite, ele tende a subir o volume e se não usar uma leiteira ou uma panela alta... Catástrofe!

O X da questão: Nunca, jamais, nem pense em parar de mexer. É isso que faz criar as pequenas pelotas. Comece com fogo alto e ao começar a ferver, vai diminuindo.


Saiba que existem mil formas de você se deliciar com essa maravilha. Fazem versões lights, diets, sem lactose, sem leite condensado... Então é só ir em busca do que você pode e ATAQUE! haha Uma vez ou outra não faz mal ;)


Vale lembrar, que não tem nenhuma cozinheira aqui. E sim, uma pessoa que ama muito comer brigadeiro e que resolveu dar dicas para as amiguinhas. :)
Então se algum cozinheiro notar que disse besteira, fique a vontade para me corrigir nos comentários. haha

Agora que já sabe fazer sem erro, nada melhor que curtir uma delícia dessas com seu amor/amigos. 
E você, sabia que tinha tanta coisa por trás desse doce? Você faz de alguma forma diferente? Conta pra gente!



Imagens: We Heart It

You Might Also Like

0 comentários

Amando ou odiando, comente!

Facebook


Follow on Bloglovin

Popular Posts